sáb., 04 de jul. | TERRA PURA

Arteterapia e Autocompaixão - Workshop Vivencial

A inscrição está fechada
Arteterapia e Autocompaixão - Workshop Vivencial

Horário e local

04 de jul. de 2020 09:00 – 18:00
TERRA PURA, R. Lages, 1335 - América, Joinville - SC, 89204-010, Brasil

Sobre o evento

Arteterapia e Autocompaixão - Workshop Vivencial

Tema: Integração por meio da arteterapia e autocompaixão

Facilitadores: Belisa Moba de Araújo - Psicóloga  e  Gean Carlos Ramos - Psicólogo e Arteterapeuta

O que veremos neste Workshop:

• Embasamento teórico sobre as práticas de Arteterapia e Autocompaixão;

• Explanação dos objetivos e contribuições da arteterapia  e  autocompaixão para o desenvolvimento humano e saúde integral. Breve explanação sobre a proposta do Workshop;

• Exercícios com materiais expressivos (arteterapia): argila, tintas, trabalho com arquétipos persona e sombra, confecção de máscara;

• Exercícios para cultivar autocompaixão: Atenção Plena (mindfulness), Humanidade compartilhada, Auto-bondade;

• Escrita criativa;

• Exercício de fechamento, partilha.

O que é Arteterapia?

Arteterapia é um processo terapêutico decorrente da utilização de modalidades expressivas diversas (as formas de arte, como pintura, escultura, desenho, música, dança) que servem para a materialização de símbolos. Dessa maneira, a utilização dos materiais (tintas, papeis, músicas, movimentos corporais) em contato com a nossa subjetividade (nossas emoções, sentimentos, pensamentos), possibilita a criação de imagens diversas. Este processo colabora para a compreensão e resolução de estados afetivos conflituosos, favorecendo a estruturação a expansão da identidade/consciência através da criação. Em arteterapia não é necessário saber pintar, nem desenhar, nem fazer escultura, nem possuir qualquer outra habilidade artística ou experiência com artes. No processo arteterapêutico não existe uma avaliação estética daquilo que se faz, ou seja não tem certo e errado, feio ou bonito. O que existe é um constante processo de expressão, no qual o paciente é convidado a criar e observar a sua criação, dando forma aquilo que lhe angústia, que lhe traz sofrimento. Durante as sessões o objetivo é facilitar o processo de reorganização e equilíbrio interno, permitindo a pessoa descobrir novas possibilidades de ser.

O que é autocompaixão?

Autocompaixão é uma maneira de se relacionar com a paisagem em constante mudança de quem nós somos com gentileza e aceitação, especialmente quando falhamos ou nos sentimos inadequados. Quando praticamos a autocompaixão estamos desativando o sistema de ameaça-defesa e ativando o sistema de cuidados. Muitas pessoas agem como seus próprios – e piores- inimigos. Isso acontece através da autocrítica, que muitas vezes leva a uma autopunição, mesmo que inconscientemente (a autossabotagem), por não se achar merecedor de coisas boas. O melhor antídoto para isso é a autocompaixão. É você se tratar como seu melhor amigo, saber se escutar, ser compreensivo, dar boas orientações, incentivo, acreditar em si, tratar-se com carinho, gentileza e amor, diminuir o autojulgamento e a rigidez, ter paciência consigo e assim poder sentir-se mais em paz. De forma prática, cultivamos a autocompaixão por meio do exercício de seus três pilares: Atenção Plena (mindfulness), Humanidade compartilhada, Auto-bondade. 

A quem se destina: Adultos em geral

Duração da oficina: Média de 7 horas

Horário: 09:00h-12:00h e 13:30h-18:00h

Coffee break: 15:30h-16:00h

Valor: R$200

Referências

REIS, Alice Casanova dos. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do Psicólogo. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 34, n. 1, p. 142-157,       Mar.  2014 .   Available from  <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000100011&lng=en&nrm=iso>. access on       05 Feb.  2020.  

Neff, Kristin & Germer, Christopher. (2013). A Pilot Study and Randomized Controlled Trial of the Mindful Self-Compassion Program. Journal of clinical psychology. 69. 10.1002/jclp.21923.

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento